quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jubileu Sacerdotal - Padre Manuel Dias da Silva


 

 
50 Anos
    Bodas de Ouro Sacerdotais

     Padre Manuel Dias da Silva

      (1964 – 2014)


PROGRAMA


3 de Agosto de 2014
09:45
Receção às autoridades religiosas, civis e convidados
Local:
Jardim (junto ao supermercado Sameiro)

10:00
Início das comemorações:
Presença do Grupo Instrumentos de Santa Marinha de Cortegaça

11:30
Eucaristia - Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça

13:00
Almoço - Pavilhão do Gestal


Padre Manuel Dias da Silva - Medalha de Mérito Municipal - Ouro

   O Padre Manuel Dias da Silva nasceu no dia 25 de Maio de 1939, na Freguesia de Perafita, concelho de Matosinhos.
    Foi ordenado sacerdote no dia 2 de Agosto de 1964, vindo para a Freguesia de Cortegaça no dia 18 de Outubro de 1975. Aqui permanece, como Pároco, há mais de 38 anos.
    Desde que chegou, ficou conhecido pelas suas convicções fortes e ideias firmes. Um pároco guiado por uma imensa fé que foi espalhando em volta dos que o rodeiam, nomeadamente, através da criação de movimentos da paróquia, cativando os mais novos e incentivando à participação ativa dos paroquianos na vida da Igreja.
    A par e intrinsecamente associada à sua atividade apostólica e educativa na Paróquia de Cortegaça, a vontade edificadora, alicerçada na fé determinada do Padre Manuel Dias da Silva foi conferindo dinamismo à sua atividade de natureza social, assumindo, muitas vezes, o papel de verdadeiro parceiro institucional, na prossecução dos objetivos a que o poder político e a sociedade civil se propõem.
    A sua determinação e capacidade de mobilização permitiu dotar a paróquia e a freguesia de importantes estruturas para o seu desenvolvimento, nomeadamente, a conclusão do Salão Paroquial; o restauro e ampliação da residência paroquial; a construção do auditório; o restauro e beneficiação da Igreja Matriz, o arranjo do espaço envolvente da mesma e a requalificação do adro da Igreja; a construção da Sede do Agrupamento 313 – Cortegaça do Corpo Nacional de Escutas; a remodelação e beneficiação interior da Capela de Nossa Senhora da Nazaré, na Praia de Cortegaça; construção ou reabilitação de diversos equipamentos desportivos.
     Ao Padre Manuel Dias da Silva fica, também, a dever-se a grandiosidade e imponência das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, nomeadamente da Majestosa Procissão que, ano após ano, no primeiro domingo do mês de Setembro, percorre as ruas de Cortegaça.
Assim, como sinónimo e gratidão, pelo exemplo de trabalho, serviço e dedicação demonstrados, no ano em que comemora 50 anos de Sacerdócio no exercício da sua missão apostólica e social, na Paróquia de Cortegaça, no contexto do Jubileu Sacerdotal, a Câmara Municipal de Ovar deliberou atribuir ao Reverendo Padre Manuel Dias da Silva a Medalha de Mérito Municipal - Ouro.
   Medalha entregue pela Sra. Vereadora Maria João Duarte.