sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Procissão em honra a Nossa Senhora de Nazaré- Praia Cortegaça - 2013



Mais um ano...de cento e muitos, sem interrupção.
As gentes de Cortegaça ano após ano, manifestam a enorme fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré honrando a Senhora Mãe com a tradicional e majestosa procissão. Vinte e sete andores e dezenas de figurantes compõem a imponente procissão que percorre Cortegaça desde o lugar do Souto, até à Capela de Nossa Senhora de Nazaré na Praia de Cortegaça, de manhã. Porque da parte da tarde, volta a sair percorrendo as principais artérias da Praia, passando em frente ao mar, onde se perfilam todos os andores para saudarem e prestarem honra à Senhora de Nazaré, -"que do alto do seu andor, contempla o mar e intercede para que seja generoso, calmo e clemente para com os seus pescadores".
Mais uma vez, este ano, milhares de pessoas assistiram emocionadas à Bênção ao mar, onde a comoção era visível no rosto de cada um, deixando transparecer a fé e a devoção à Nossa Senhora de Nazaré, depositando n' Ela com fé e esperança a intercessão para uma vida e um mundo melhor. Este ano o tema desenvolvido e apresentado na Procissão em Honra a Nossa Senhora de Nazaré, foi a "Fé". Inserido na dinâmica pastoral proposta pelo Papa Emérito Bento XVI, "Ano da Fé- 2013".
Há dois anos atrás fomos honrados com a presença de D. João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto, que esteve presente integrando a Procissão com a Benção ao mar. Este ano D. João voltou a Honrar-nos com a sua presença, presidindo à Eucaristia em Honra a Nossa Senhora de Nazaré.